Pele Atópica – Um desconforto para muitas crianças

pele atópica bebé aromaterapia

Como muitas mães me tem vindo a pedir ajuda em relação aos problemas relacionados com a Pele Atópica, venho sugerir um óleo essencial e uma solução natural à base de aveia.


Como mães, sabemos que as preocupações para com os nossos bebés começam muito antes de nascerem. Passamos horas a pesquisar, a pedir opiniões a outras mães que conhecemos, até mesmo às nossas próprias mães. A preocupação constante, a idealização de um ninho seguro e acolhedor para recebermos o nosso bebé no maior cuidado. Queremos dar-lhes o melhor, desde as roupas, a comida e os cuidados para que seja feliz e saudável.

No entanto, no caminho mais previsto, ao máximo detalhe, bate-nos sempre à porta a imprevisibilidade. Alguma coisa que nos escapa ao controle, algo como a pele atópica. Vemos aqueles pequenos seres indefesos com a pele em escamas e uma constante comichão, e nós como mães, somos tomadas pelo desespero. Iniciamos nova busca, idas ao pediatra e por vezes, a um outro médico da especialidade para ouvirmos uma segunda opinião.

Começa assim a odisseia de produtos de farmácia, pois nem sempre se acerta à primeira, e assistimos a uma grande fatia do nosso orçamento familiar ser devorada sem pedir licença.

O mesmo aconteceu com a Maria!

A Maria com cerca de dois anos teve a primeira crise de pele atópica com eczema de contacto, em que a pele dela ficou completamente em escama. Imaginem o meu desespero!

Fui com a menina ao dermatologista que me receitou uma tamanha quantidade de cremes com cortisona para tentar minimizar o desconforto. Com estes cremes e as loções hidratantes, mensalmente era uma fortuna em farmácia.

Quando comecei a estudar Aromaterapia, percebi que se trata de muito mais do que óleos essenciais, podendo também usar óleos vegetais ou hidrolatos e beneficiar das suas propriedades.

Pele Atópica

Na Aromaterapia encontrei soluções naturais e óleos essenciais, como por exemplo, o óleo vegetal calêndula. O óleo vegetal de calêndula tem propriedades maravilhosas, não só hidrata como acalma a comichão e quando se trata de pele atópica, é uma ótima escolha.

Optar por fazer uma loção com um óleo essencial calmante e que também tranquiliza a irritação da pele, ajudou-me muito a reduzir o custo em farmácias.

Este óleo acalma também o desconforto causado pela pele atópica, para não falar de que não é necessária a sua utilização com tanta frequência, quanto os cremes à base de corticoides receitados pelo dermatologista. Posso mesmo aconselhar-vos este óleo como uma alternativa natural aos cremes hidratantes pós banho.

Eu, como mãe e curiosa, ando sempre à procura de soluções alternativas.

Certo dia, em conversas a minha mãe sugeriu-me utilizar uma receita com flocos de aveia. Pensei como vocês também se devem estar a questionar: Papas de aveia do pequeno-almoço?  

Passo a dar-vos a receita em seguida:

A receita consiste em duas colheres de flocos de aveia numa taça com água à temperatura normal. Deixa-se arrefecer a água por completo e vai mexendo a taça de modo a ir amolecendo os flocos. Esta água vai ficar de um tom leitoso. Em seguida passa este preparado para um frasquinho, de preferência com borrifador ou então podes optar por molhar algumas compressas e aplicar nas zonas mais afetadas.

A aveia atua como calmante e regeneradora da pele, ajudando a acalmar a irritação, comichão e o desconforto causado pela pele atópica.

Posso-vos dizer que com a Maria funcionou lindamente, tanto que a pequena com apenas 2 anos e meio se apercebia do efeito calmante e me pedia para lhe pôr na pele e sentia o alívio da irritação quase de imediato.

Ainda vos dou mais um pequeno conselho, optar por usarmos roupas 100% de algodão nas nossas crianças.

Todas estas alternativas naturais, posso-vos dizer que ficam a um valor mais simpático, ao mesmo tempo que beneficiamos das propriedades maravilhosas de cada ingrediente.

No artigo de hoje foquei-me, como mãe, nos pequenotes. No entanto, estes óleos podem ser usados por toda a família 🥰 

O único cuidado é saber escolher com qualidade

Partilhe:

Artigos Relacionados