Autismo e a Aromaterapia – um caso de sucesso

autismo aromaterapia caso de sucesso

Quando falo nas várias áreas de incisão da Aromaterapia, não me refiro apenas a problemas do dia-a-dia como as famosas viroses ou a criação de uma rotina de prevenção. A Aromaterapia tem variados benefícios e pode fazer a diferença em vários tipos de questões. Como o autismo, por exemplo. 

Há uns tempos recebi uma mensagem de uma mãe desesperada. Com um filho de sete anos, autista severo não verbal, as suas noites eram uma verdadeira  dor de cabeça e esta mãe já não sabia o que fazer para conseguir ajudar o seu filho a dormir. A hora de dormir era sempre acompanhada de gritos e muita agitação psicomotora e o bem-estar de toda a família estava a ser posto em causa. Vários eram os medicamentos receitados, mas nenhum surtia efeito. Desde noites passadas na cozinha com o seu filho, para que o resto da família conseguisse dormir, a horas e horas sem o conseguir acalmar, a mãe já não sabia o que fazer.

Foi então que a sua mensagem caiu na minha caixa de entrada. Esta mãe, farta de recorrer a medicamentos químicos e cheia de vontade de testar soluções naturais, decidiu recorrer à aromaterapia como um recurso SOS.

Iniciámos esta viagem à base da tentativa-erro. Como se tratava de um caso bastante delicado, foi preciso ir testando várias amostras de óleos essenciais para se perceber qual a melhor alternativa. Depois de várias experiências, chegámos então à conclusão de que a melhor hipótese seria conjugar a difusão do óleo essencial de lavanda, na sala  e ao final do dia, para que toda a família conseguisse usufruir, e a aplicação tópica do Roll-On Sono Tranquilo.

E a verdade é que em menos de 1 mês, nas palavras da mãe “operou-se um verdadeiro milagre aqui em casa”.  Finalmente o seu filho começou a conseguir dormir até pelo menos às 6h da manhã e não só consegue descansar, como o efeito dos óleos essenciais se faz sentir ao longo de todo o dia. O choro e os gritos abrandaram e agora toda a gente em casa consegue descansar.

É caso para dizer que esta foi uma história de sucesso e uma prova de que até para os casos mais difíceis existe uma solução. Costumo dizer que estou aqui para, mais do que ajudar crianças, ajudar famílias. E nada me dá mais prazer do que ver casos como este a encontrarem a sua luz ao fundo do túnel. O coração de uma mãe descansado é meio caminho andado para o bem-estar da criança. 

Por isso, chegou a altura de te perguntar: e tu mamã, de que precisas?

Partilhe:

Artigos Relacionados